quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Gallup: só 8% dos americanos têm “grande confiança” na mídia

Maioria dos americanos não confia na mídia
Maioria dos americanos não confia na mídia
Só 8% dos americanos depositam “grande dose” de confiança no noticiário veiculado pela mídia, revelou pesquisa Gallup, citada por CNSNews.

O número significa uma queda de 11% em relação ao ano anterior e bateu o recorde de desconfiança nos 40 anos em que a Gallup vem acompanhado as opiniões nesse ponto específico.

Desde 1972, a Gallup interroga o público: “Em geral, quanta confiança e quanta segurança você tem na grande mídia – jornais, TV e rádio – quando difundem as notícias na sua integridade, com precisão e abundância de dados: muita confiança, bastante, não muita, ou nenhuma?”.

Na pesquisa deste ano, só 8% responderam: “muita”. 32% responderam “bastante”, totalizando 40% de respostas positivas, o índice mais baixo jamais registrado.


39% responderam: “não muita”, e 21% “absolutamente nada”, somando um total de 60% de respostas negativas.

Para comparar, em 1972 18% declaravam ter grande confiança e certeza nas informações da grande mídia e 50% “bastante”, somando 68% de aprovação. O auge aconteceu em 1976, quando esse total atingiu 72%.

Os simpatizantes do Partido Democrata, de tendência esquerdista, são os que mais acreditam na mídia: 58% somando “muito” e “bastante”.

Os seguidores do Partido Republicano, de tendência conservadora, são os que menos acreditam: 26%.

Compreende-se a disparidade à luz do viés esquerdizante assumido pelo macrocapitalismo publicitário.

Aliás, este descolamento da grande mídia em relação a seus leitores naturais também vem sendo verificado no Brasil.

Ele está na base da enorme proliferação de fontes de informação alternativa, como sites e blogs da Internet, que dão voz às tendências conservadoras sociais, culturais e religiosas da sociedade real.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.